...................CARTOGRAFIA ......... HOME ............ INICIAL ........EDITORA............VIDEOS............GRUPOS..............GLOSSÁRIO

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Hemisfério Sul precisa ser rebatizado!



Eis que todo o Hemisfério Sul do planeta foi nomeado em função de simples toponímias geográficas, e ainda tendo sempre o Norte por referência, sem nada de próprio ou original. 
Eis uma pauta, portanto, a ser incorporada por todos os Movimentos Meridionalistas que se prezem. Afinal, permanece crítica a situação de dependência deste Hemisfério em relação ao Norte, e a renomeação das terras austrais pode sinalizar um movimento de emancipação. Senão, vejamos. 

A América “do Sul” é quase um apêndice (também dito “subcontinente”) na História original da América “do Norte”, onde os estadunidenses também são soberbamente chamados de “norte-americanos” e o seu país de “América” mundo afora...

“Austrália” significa meramente “o Continente do Sul”, por estar exclusivamente no Hemisfério Meridional ou Austral do planeta.
E “Antártica” designa apenas o anti-Ártico, à maneira dos caricatos (e monstruosos) “Antípodas” que povoariam este Hemisfério no imaginário dos antigos europeus (tal como ilustram esta matéria).

E nem falemos das lendas da Terra Plana, cujas origens possuem ilações cosmológicas, sendo daí tema para uma outra ocasião,

Não obstante, o Hemisfério Austral possui grande importância (pese o seu número diminuto de terras), em todos os “três cosmos”. Vejamos, então: 

No Macrocosmo, é nele que situa-se o Polo Magnético do planeta -embora a bússola ocidental se valha disto para localizar o seu Norte setentrional, diferente do que faziam os chineses que a inventaram.

No Mesocosmo, a Civilização tinha no Peru tanta antiguidade quanto a da Mesopotâmia ou Egito.

Caral, Peru
E no Microcosmo, foi nele também que surgiu o próprio homo sapiens, na “África Austral”.

E sabe-se lá, enfim, quanta coisa mais no passado, no presente e no futuro...

Luís A. W. Salvi é filósofo holístico e autor polígrafo com cerca de 140 obras, e na última década vem se dedicando especialmente à organização da "Sociologia do Novo Mundo" voltada para a construção sócio-cultural das Américas.

Contatos: webersalvi@yahoo.com.br 
Fones (51) 9861-5178 e (62) 9776-8957
Editorial Agartha: www.agartha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário